Saúde

Gatorade: 6 Benefícios, O Que é, Como Tomar – É bom para quê?

Desde a sua criação, o Gatorade se tornou uma das bebidas esportivas mais populares do mundo, sendo consumida por atletas e amadores por todo o mundo. 

Antes de contar os benefícios que essa bebida traz para você, precisamos entender de onde veio e como surgiu o Gatorade.

O Gatorade surgiu em uma universidade americana, em que cientistas foram contratados para desenvolver uma bebida que ajudasse a hidratar de forma eficiente os jogadores de futebol americano. 

Depois de longos meses de pesquisa, eles chegaram a uma conclusão: uma bebida com sabor limão, água, açúcar, sal e citrato de sódio. 

O Gatorade é bom para que você possa hidratar o corpo, principalmente para atletas de longas distâncias que precisam de uma absorção rápida. E é justamente isso que o Gatorade promete, uma hidratação rápida para quem precisa. 

Confira a seguir alguns benefícios do Gatorade para você que deseja consumir essa bebida energética. 

Gatorade é bom para quê? – Imagem: unsplash.com

O que é um isotônico?

Para quem não sabe, o Gatorade é um isotônico, uma bebida que contém água, carboidratos e eletrólitos, parecidos com os encontrados na corrente sanguínea. 

Geralmente são enriquecidos com sódio e potássio, em uma porção equilibrada, que ajuda na hidratação rápida do corpo, principalmente para atletas em competições e torneios. 

Os isotônicos são mais indicados para quem pratica atividades físicas intensas e precisa repor os nutrientes perdidos durante o treino pesado. Mas, pode ser consumido por outras pessoas, porém é uma bebida que contém açúcar, então, muito cuidado. 

Quais os benefícios do Gatorade?

O Gatorade é um tipo de isotônico, criado para devolver ao corpo o equilíbrio hidroeletrolítico do corpo. 

É uma bebida enriquecida com carboidratos e alguns eletrólitos importantes para o bom funcionamento do corpo, como o magnésio, o sódio, o potássio e a água. 

Todos os compostos são encontrados em doses equilibradas, que se assemelham ao sangue humano, por isso, é absorvido rapidamente pelo corpo. 

Dentre os benefícios encontramos, o Gatorade é bom para que: 

Hidratação

A principal função do Gatorade é a hidratação de atletas que praticam atividades físicas intensas e precisam repor o equilíbrio eletrólito do corpo. 

Quando suamos não perdemos apenas água, mas também sais minerais importantes para o nosso corpo. Repor o que perdemos ajuda no nosso equilíbrio hídrico, já que o nosso corpo é composto por 70% de água. 

Reposição de eletrólitos

Os eletrólitos são minerais responsáveis pelo transporte de água e outras substâncias para a nossa célula, um corpo sem eletrólitos em circulação não funciona.

Eles são muito importantes para a saúde celular, e consequentemente para a nossa saúde como um todo. Então, o Gatorade é bom para que você evolua na saúde também.

Quando praticamos atividades físicas de forma intensa, os eletrólitos são eliminados pelo nosso suor, junto com a água, o que pode levar a fadiga muscular, câimbras e outros problemas de saúde.

 O Gatorade ajuda a repor esses compostos, atuando na prevenção desses problemas. 

Fornecimento de energia

Os isotônicos, além de água e eletrólitos, possuem carboidratos, substâncias que são usadas como nossa reserva energética

Durante o exercício o corpo utiliza os carboidratos como forma de energia para sustentar o esforço, dessa maneira, nossas reservas se esgotam e precisam ser repostas. 

O Gatorade é bom para que seja fornecida carboidratos extras, que ajudam a melhorar o desempenho. 

Melhora o desempenho

Um corpo que está em harmonia com todos os nutrientes necessários, funciona bem. Por isso, a combinação de hidratação, reposição de eletrólitos e fornecimento de energia podem ajudar a melhorar o desempenho físico durante as atividades. 

Isso permite que o atleta consiga melhorar o seu desempenho, se exercitar por mais tempo e com mais intensidade. O Gatorade é bom para que o seu desempenho cresça bastante.

Redução de lesões

A desidratação e a perda de eletrólitos durante a prática de atividades físicas podem aumentar  o risco de lesões musculares, sendo portanto, um fator que merece atenção.

Com o Gatorade, não haverá esse problema já que ele fornece os nutrientes necessários para manter o corpo em bom estado. 

Recuperação pós-exercícios

A recuperação muscular pós-exercícios é muito importante, quiçá fundamental para o bom funcionamento do organismo. 

É através dela que toda a energia é reposta através da alimentação e do descanso. Se você quer ou precisa de uma reposição energética mais rápida, o Gatorade é bom para que isso aconteça. 

Receitas com Gatorade

Molho Gatorade – Imagem: unsplash.com

Gatorade é uma bebida presente na vida dos atletas de alto rendimento, para repor energia e os nutrientes perdidos durante a atividade física. 

As pessoas costumam beber Gatorade apenas como uma bebida esportiva, mas você pode usar para fazer receitas bem diversificadas e deliciosas. Confira algumas delas.

Smoothie de Gatorade

Smoothie é uma bebida muito consumida no meio fitness por ser prática e deliciosa. É uma bebida que não pode faltar numa dieta rica em nutrientes e muito saborosa.

Para fazer o smoothie de Gatorade você deve escolher o seu sabor preferido da bebida esportiva e frutas – que também preferir – congeladas, um pouco de iogurte, bater tudo junto no liquidificador e servir.

Se quiser com ainda mais textura de sorvete, adicionar uma pedrinhas de gelo é uma boa alternativa. 

Sorvete de Gatorade

Combine 2 xícaras de gatorade com 1 xícara de açúcar e aqueça em uma panela até que o açúcar se dissolva. Adicione 2 xícaras de creme de leite e misture. Você pode congelar assim mesmo, ou despejar em uma sorveteria e bater conforme indicações do fabricante. 

Popsicle de Gatorade

Despeje o Gatorade em moldes de gelo e congele até ficar sólido, depois adicione pedaços de frutas ou doces para um sabor melhor. 

Frango Marinado com Gatorade

Misture o Gatorade em um pouco de azeite e temperos, pode ser alho e ervas da sua preferência, deixe o frango marinando por algumas horas ou durante à noite na geladeira. 

Depois leve o frango ao forno e asse até dourar. 

Molho de churrasco Gatorade

Misture gatorade com catchup, mostarda, mel e vinagre para fazer o molho de churrasco como você nunca provou. Pincele sobre qualquer carne que você esteja grelhando. Fica muito bem com costelas e peito de frango. 

Bebidas com Gatorade

Bebidas com Gatorade – Imagem: unsplash.com

Gatorade é uma bebida super versátil, que pode ser usada além da sua finalidade esportiva. Fica bem com muitos drinks, por isso, selecionamos algumas opções para você.

  • Gatorade Margarita: combine 2 xícaras de Gatorade sabor limão, ½ xícara de tequila, ¼ de xícara de licor de laranja e suco de 1 limão. Bata tudo no liquidificador e sirva em copos ou taças com sal na borda.
  • Gatorade Sangria: em um jarra misture 2 xícaras de gatorade de frutas vermelhas, 1 xícara de vinho tinto, ¼ de xícara de conhaque, ¼ de xícara de licor de laranja e fatias de limão, laranja e maçã. Refrigere por 2 horas antes de servir.
  • Limonada Gatorade: misture 2 xícaras de Gatorade sabor limão, ½ xícara de suco de limão e ¼ de xícara de açúcar, mexa até que o açúcar dissolva, depois refrigere e sirva com gelo.
  • Gatorade Slush: no liquidificador bata 2 xícaras de qualquer sabor de gatorade com 2 xícaras de gelo, e sirva imediatamente.
  • Gatorade Mojito: macere folhas de hortelã frescas, com ¼ de xícara de chá de suco de  limão e 1 colher de sopa de açúcar. Adicione também rum branco e sirva.

Perguntas Frequentes

É saudável tomar Gatorade?

Gatorade é uma bebida esportiva, composta por eletrólitos, água e carboidratos, usada para competições de alta performance. 

Não há contraindicações, segundo o fabricante, pode ser consumido por todos, inclusive idosos e crianças. 

Mas, é sempre bom lembrar que é uma bebida com doses energéticas altas de carboidratos, logo que está em uma dieta de emagrecimento ou tem problemas com diabetes não é uma boa ideia o consumo. 

Quando se deve tomar Gatorade?

Gatorade deve ser consumida quando os estoques energéticos estão baixos, seja antes ou depois do exercício. Se você treina em jejum, a gatorade é uma fonte rápida de energia, que pode ajudar no desempenho do seu treino. 

Após um treino de alta intensidade – ou até mesmo durante, principalmente quando treina acima de 2 horas de duração – pode consumir o Gatorade sem nenhum problema. 

Essa bebida vai ajudar a repor os eletrólitos perdidos com o suor e repor o seu estoque de glicogênio, pois é rico em carboidratos. 

Quem pode beber Gatorade?

Segundo o fabricante, não há contraindicações, quaisquer pessoas podem consumir a bebida esportiva, em qualquer horário do dia. 

É óbvio que se você praticou atividade física vai conseguir absorver de forma mais rápida os nutrientes que você encontra no Gatorade. O Gatorade é bom para que todos sintam-se mais enérgicos.

Diabéticos podem tomar Gatorade?

Conforme o fabricante, sim, diabéticos podem tomar Gatorade, mas devem consultar seu médico ou nutricionista. 

É claro que o consumo é indicado para diabéticos ativos, que fazem atividades físicas com periodicidade e de forma intensa. 

Esses necessitam de reposição periódica de carboidratos para que não ocorra nenhum problema como hipoglicemia, por exemplo. 

Além disso, os  diabéticos são mais propensos à desidratação, já que eliminam um maior volume de líquidos corporais na urina, o Gatorade pode ajudar nesse quesito.

Mulheres grávidas podem tomar Gatorade?

O fabricante recomenda o uso de Gatorade por grávidas fisicamente ativas, já que são propensas à desidratação, mas é claro, que o melhor é entrar em contato com o médico obstetra responsável, para ocorrer a liberação formal.

Se tiver um nutricionista responsável pela dieta, sem dúvidas, é preciso perguntar e esclarecer as dúvidas antes de qualquer alteração. O Gatorade é bom para que suas energias sejam repostas, então consulte um nutricionista.

Quantos Gatorade pode tomar por dia?

Segundo especialistas, a quantidade de isotônico que uma pessoa necessita para repor a água perdida durante o seu treino vai depender da quantidade de suor, durante a atividade. 

Se suou pouco, 1 litro de isotônico é o indicado, se suou muito, são necessários 1 litro de isotônico e 1 litro de água.

Posso tomar gatorade na caminhada ou apenas quando realizar atividades físicas mais intensas?

Gatorade pode ser consumida após qualquer atividade física, seja ela leve, moderada ou intensa, o que vai mudar é a quantidade de líquido que você vai ingerir. Quem faz atividade física mais intensa precisa de uma dose maior de hidratação. 

Outro fator que influencia também são as condições climáticas, por exemplo, em um dia frio a quantidade de suor perdido vai ser bem menor em um dia que está muito calor.  

Por que Gatorade é bom para diarréia?

Durante a diarreia é comum a desidratação e a perda de nutrientes importantes para o nosso corpo, já que não conseguimos comer os alimentos e elimina-se muito líquido. 

O Gatorade ajuda na reidratação e na reposição dos eletrólitos e dos carboidratos, sem deixar que a desidratação atrapalhe ainda mais o quadro do enfermo. Então, o Gatorade é bom para quê? Diarréias também.

Por que Gatorade faz bem para o estômago?

Gatorade ajuda nas náuseas e enjoos, pois a bebida ajuda a restabelecer a água e os nutrientes do organismo, sobretudo, quando está vomitando muito. É comum logo após o consumo, se sentir bem.

O que são eletrólitos e para que servem?

Os eletrólitos são minerais que têm como função carregar a água para dentro das células, os mais comuns são o sódio, o potássio e o magnésio. Ajudam a manter o equilíbrio do meio intra e extracelular.

Faz mal tomar isotônico?

Quando tomado com moderação, os isotônicos são ótimos aliados para a saúde, já que ajudam o corpo a restabelecer o equilíbrio depois de uma atividade física super intensa.  

Se tomado em excesso, como qualquer outra bebida, pode ocasionar problemas digestivos e até intoxicação. 

Lembrando também que os eletrólitos são excretados pelos rins, e o consumo inadequado de isotônico sobrecarrega o órgão. 

Qual é a diferença de isotônico e energético?

Ambas as bebidas são usadas para dar aquele gás a mais, no entanto, enquanto o energético é recomendado para aqueles momentos em que você quer se divertir, ter energia para trabalhar ou curtir uma balada, o isotônico ajuda a repor os líquidos e nutrientes perdidos durante a atividade física. 

Qual a diferença do isotônico para o Gatorade?

Gatorade é um tipo de isotônico, muito usado por atletas ao redor do mundo inteiro, inclusive. É uma bebida composta por eletrólitos importante para o corpo, água e carboidratos que se assemelha aos fluidos corporais humanos. 

Por que o isotônico Gatorade engorda?

Como toda bebida isotônica, o Gatorade possui calorias, que são necessárias para o funcionamento do seu corpo, mas que se consumidas em excesso podem influenciar no ganho de peso.

Agora que já sabe sobre “Gatorade é bom para quê?”, aproveite as informações e use com consciência.

Luciano Vitor

Sou um designer gráfico com mais de 4 anos de experiência. Tenho 23 anos. Me especializei em redação web e designs criativos, e sou um profissional completo no marketing digital. Fora do trabalho, sou um orgulhoso pai e marido dedicado.

Publicado por
Luciano Vitor
Tags: Gatorade

Publicações recentes

Whey Protein: Veja 4 Benefícios, Receitas – É bom para quê?

No mundo da nutrição esportiva, o whey protein tem se destacado como um dos suplementos…

1 ano atrás

Própolis: Descubra 6 Benefícios, Receitas – É bom para quê?

Os inúmeros benefícios do própolis para a saúde têm despertado interesse crescente na comunidade científica…

1 ano atrás

Maca Peruana: 7 Benefícios, Receitas – É bom para quê?

Os benefícios da maca peruana, também conhecida como "ginseng dos Andes", tem ganhado destaque como…

1 ano atrás

Esse website usa cookies.