O gengibre é uma raiz comestível que é usada a séculos por suas propriedades medicinais e seu sabor culinário. É originário da Ásia, mas é cultivado em todo o mundo.
É uma planta com aspecto fibroso e uma cor amarelada, que é inconfundível. Possui um sabor forte e picante, que deixa a refeição com um toque refrescante.
O gengibre possui uma série de benefícios e de substâncias de compostos ativos, como o gingerol, o shogaol e o zingerona, que possuem excelentes propriedades anti-inflamatórias.
Outro poder bem interessante do gengibre é a sua capacidade antibacteriana, que pode ser usado para combater infecções, junto a medicamentos específicos.
A seguir te mostraremos os melhores benefícios do chá de gengibre para a sua saúde. Por isso, se você costuma se perguntar “chá de gengibre é bom para quê?” não pode deixar de conferir o nosso artigo.
Uma planta secular, usada para fins terapêuticos, não pode ficar de fora da sua dieta diária. Pensando nisso, separamos os maiores benefícios do chá de gengibre para você aproveitar.
O gengibre é um grande conhecido por ajudar a reduzir as náuseas e os vômitos, é bastante útil para quem faz quimioterapia ou passa mal em trajetos longos no trânsito, por exemplo.
Um chá de gengibre é uma boa receita, já que você pode ir tomando aos poucos enquanto alivia os sintomas, ou então, pode apenas mascar o gengibre, caso não consiga tomar nada.
O gengibre possui ação anti-inflamatória, que ajuda a desinflamar o corpo, principalmente para quem está em processo de emagrecimento.
O chá de gengibre é bom para quem tem artrite, dores musculares ou doenças inflamatórias crônicas, o chá de gengibre pode ser um verdadeiro aliado.
Pelo seu poder anti-inflamatório, o gengibre é bom para amenizar as dores crônicas. O seu poder analgésico, alivia dor de cabeça, dores menstruais, dores musculares, entre outras.
Por isso, se você quer uma alternativa para não utilizar analgésicos artificiais, ou está com uma dor leve, pode fazer o uso do chá de gengibre para alívio da dor.
Se você tem problemas digestivos, esse artigo “chá de gengibre é bom para quê?”Chegou na hora certa.
O gengibre é poderoso quando o assunto é problemas gástricos, sendo uma ótima forma de conseguir lidar com náuseas e condições gastrointestinais como a gastrite.
Os antioxidantes presentes no gengibre fortalecem o sistema imunológico, ajudando ao corpo ficar mais forte e combater possíveis invasores.
Por isso, um chá de gengibre vai muito bem quando se está resfriado, e você pode turbiná-lo com limão.
O chá de gengibre é bom para quem quer emagrecer, por ser uma bebida termogênica, ou seja, que acelera o metabolismo, favorecendo a queima de gordura de forma natural.
Por isso, se você quer emagrecer, pode começar incluindo essa bebida, que além de muito benéfica, ainda é refrescante.
Além do seu poder termogênico, o chá de gengibre ainda é diurético, ajudando a reduzir o inchaço corporal pela retenção de líquidos.
Por ser rico em antioxidantes e compostos anti-inflamatórios, o chá de gengibre é bom para quem quer controlar o diabetes.
É uma bebida que melhora a resposta insulínica de forma natural, prevenindo o diabetes em quem não desenvolveu a doença e ajudando a controlar quem já possui a condição clínica.
O chá de gengibre é bom para que alguns tipos de câncer fiquem bem longes de você. Isso mesmo, essa bebida é bastante poderosa.
As duas principais substâncias responsáveis por essa questão são o gingerol e o shogaol, compostos antioxidantes que ajudam a reduzir os danos causados pelos radicais livres.
Com isso, o chá de gengibre ajuda a reduzir a incidência de câncer de pele e de cólon, por exemplo.
Por ter compostos com características antibacterianas, o chá de gengibre é um poderoso aliado na luta contra infecções. É claro que não suspende o uso de medicamentos mais fortes, mas é um reforço a mais.
É muito bom no tratamento caseiro da gripe e resfriados. Um chá quentinho com gengibre e limão vai ser “tiro e queda” contra a gripe.
O chá de gengibre é bom para que ajude a auxiliar na prevenção contra as doenças cardíacas, já que é rico em flavonoides, compostos esses, que auxiliam na elasticidade das artérias e na circulação sanguínea.
É de conhecimento comum, que a gordura que fica presa nos vasos sanguíneos, elevando a pressão arterial pode acabar contribuindo para o infarto e o derrame, por isso, é sempre bom colocar uma fonte de antioxidantes na dieta.
O chá de gengibre é uma bebida maravilhosa e refrescante, que pode ser feito facilmente em casa, da seguinte forma:
O chá de gengibre pode ser consumido diariamente, mas é sempre bom consultar um profissional qualificado, como médicos e nutricionistas.
Você pode ter uma série de benefícios como redução de náuseas, redução de inflamações, aumento da imunidade e melhoria na digestão. Então, o chá de gengibre é bom para quê? Há vários benefícios que podemos ainda nem ter mencionado!
Para que você não enjoe do chá de gengibre, mas possa obter diariamente todos os benefícios que o chá oferece, selecionamos uma série de chá saborosos que usam como base o chá de gengibre.
Veja a seguir alguns outros chás que vão deixar a sua bebida ainda mais saborosa.
A primeira indicação é o chá de gengibre com limão para quem quer uma bebida refrescante e com muitos benefícios para a imunidade.
Você só vai precisar de gengibre, rodelas de limão e água. Se quiser adoçar, escolha o adoçante que preferir.
Para fazer o chá, misture todos os ingredientes, menos o adoçante, e deixe ferver por cerca de 5 minutos, depois coe e sirva como preferir.
O chá de gengibre com hortelã é bom para quem quer uma bebida refrescante, principalmente se for servido com gelo.
Para fazer você vai precisar de gengibre fresco, algumas folhas de hortelã fresca e água. Ferva todos os ingredientes por cinco minutos, coe e sirva como quiser.
O chá de gengibre é bom para emagrecer, ainda mais potencializado com canela, mas é uma bebida que precisa ser consumida com moderação e ficar bem longe das gestantes.
O modelo de preparo é simples e prático, apenas ferva a água, o gengibre e a canela em pau, depois coe e sirva como quiser.
O chá de gengibre com camomila é bom para aliviar as dores menstruais. Uma dica é consumi-lo durante o dia, já que acelera o metabolismo e, se consumido à noite, pode causar insônia.
Coloque para ferver a camomila, o gengibre e a água por 5 minutos e coe, depois sirva morno. Além do de que o chá de gengibre é bom para que várias áreas da sua saúde seja “ajudada”, a camomila ajuda a acalmar. É uma receita e tanto!
Se você procura uma receita maravilhosa para tomar ao longo do seu dia, o chá de maçã com gengibre é uma ótima opção, já que é refrescante e bem docinha, por causa da fruta.
Você vai precisar de gengibre em pedaços e maçã em pedaços, ferva os dois juntos com água por cinco minutos e seu chá estará pronto.
O chá de gengibre é bom para quem quer desinflamar o corpo, é rico em antioxidantes e anti-inflamatórios, sendo assim, você obtém uma boa dose de nutrientes para o seu organismo.
Se você sofre muito com retenção de líquidos, o chá de gengibre pode ser um bom aliado. Você pode tomar ao longo do seu dia em pequenas porções, mas sempre com moderação, não é porque é uma bebida natural, que é livre demanda.
Um dos principais benefícios do chá de gengibre, sem dúvidas, é o seu efeito antibacteriano, ele ajuda a aumentar a imunidade, por isso, se aquele resfriado estiver chegando, faça um chá de gengibre com limão para combater.
O chá de gengibre é uma bebida termogênica, ou seja, eleva a temperatura do sue corpo, ajudando a acelerar o metabolismo de forma eficiente, com isso, o seu gasto calórico aumenta e você queima mais gordura.
Se o chá for consumido todos os dias em quantidades exageradas, o efeito rebote vai ocorrer de forma mais acentuada, ou seja, ao invés de ajudar o chá poderá provocar uma série de efeitos colaterais, como dores estomacais e enjoo.
A bebida é bem poderosa, mas deve ser consumida com muita moderação, como diz o ditado popular “a diferença entre o remédio e o veneno é a dose”.
O chá de gengibre é bom para ser consumido pela manhã e à tarde, mas não durante à noite, a não ser que você vá ficar acordado durante esse período, isso porque é um chá termogênico que tem uma capacidade de manter o corpo mais alerta.
Por ser termogênico, ele acelera o metabolismo e deixa você mais esperto, logo, pode influenciar no seu sono e causar até insônia.
O chá de gengibre com limão possui uma série de benefícios, sendo excelente para quem quer dar aquele “up” na imunidade.
O chá de gengibre possui propriedades antibacterianas e o limão é rico em vitamina C, ou seja, é o combo perfeito para quem quer subir a imunidade.
Apesar de ser uma bebida natural, o chá de gengibre contém contra indicações. Isso ocorre porque alguns dos seus compostos podem reagir diferente diante de algumas alterações clínicas.
Pacientes que fazem o uso de remédios anticoagulantes, não devem consumir o chá de gengibre, assim como alérgicos. As gestantes e lactantes apenas devem consumir com o aval do médico responsável.
Se você quer diminuir alguns centímetros da barriga, o chá de gengibre é bom para ajudar a enxugar alguns quilinhos.
O seu efeito termogênico e diurético pode ajudar a queima de gordura e auxiliar a sua luta contra a balança. É um chá que tem um efeito bem interessante quando o assunto é gordura localizada, vale a pena dar uma chance para ele.
Não, chás com efeito termogênico, assim como o chá de gengibre não devem ser usados durante a noite, por acelerar o metabolismo, pode atrapalhar – e muito – o seu sono.
Chás como o chá verde e o chá oreto, também não devem ser consumidos de maneira alguma durante a noite pelo mesmo motivo que os chás de gengibre.
O chá de gengibre é um chá muito poderoso para quem quer uma forcinha na imunidade. Ele possui ação antibacteriana que promove aquele “up” no sistema imunológico.
Além disso, é um chá poderoso para acabar com a retenção de líquido, já que é bem diurético.
Possui uma série de benefícios, como você viu aqui, sendo muito indicado o seu consumo durante o dia.
No mundo da nutrição esportiva, o whey protein tem se destacado como um dos suplementos…
Os inúmeros benefícios do própolis para a saúde têm despertado interesse crescente na comunidade científica…
Os benefícios da maca peruana, também conhecida como "ginseng dos Andes", tem ganhado destaque como…
Esse website usa cookies.