Inhame é bom para quê? Se esta é a sua dúvida, saiba que o inhame é um alimento popular em todo o mundo, recheado de benefícios. É um tubérculo, com excelente fonte de nutrientes, como vitaminas, minerais e fibras, que ajudam no funcionamento do organismo.
A notícia é que ao longo do conteúdo, você vai explorar mais detalhes sobre este alimento que marca presença no Brasil. Conheça informações sobre sua composição, para que serve e como empregá-lo no seu dia a dia.
O inhame é um tubérculo que tem sido valorizado por suas propriedades nutricionais e medicinais há séculos. Originário da África, Ásia e América do Sul, é um alimento versátil, que pode ser preparado de diversas maneiras, acompanhando inúmeros benefícios. Veja!
O inhame é bom para que a energia e vitalidade faça parte do seu dia a dia, já que é um alimento altamente nutritivo e rico em carboidratos complexos. Eles fornecem mais disposição ao longo do dia, oferecendo um pico de energia rápido.
Além disso, é fonte de vitamina B6, um nutriente importante para a produção da energia no corpo. Ela ajuda a converter os carboidratos em glicose, usada como combustível pelo organismo, ajudando na sua disposição.
Vale lembrar, que este tubérculo tem baixo índice glicêmico, o que significa que é absorvido mais lentamente, fornecendo energia de forma mais sustentável. Por esse motivo, assim como a batata-doce, este é um ótimo carboidrato para pré-treino.
A prisão de ventre é uma condição na qual os movimentos intestinais são lentos ou irregulares, levando a uma dificuldade em evacuar. No entanto, o inhame é bom para que o problema seja combatido com sucesso, já que ele é uma raiz tuberosa rica em fibras.
As fibras presentes no inhame ajudam a aumentar o volume das fezes e a promover a motilidade intestinal, ou seja, o movimento do intestino. Assim, o processo de evacuação é mais fácil, aumentando o seu bem-estar durante esta prática fisiológica.
Além disso, o inhame contém uma substância chamada amido resistente, que é digerida lentamente no intestino, promovendo o regulando o trânsito intestinal. Com fezes macias e hidratadas, certamente, você vai eliminar a dificuldade gradualmente.
O inhame é bom para que perda peso venha com mais facilidade, já que é um alimento rico em nutrientes e de baixo teor calórico. Isso significa que ele pode ser consumido em maiores quantidades, ajudando a reduzir a ingestão calórica total.
Além disso, também é uma fonte rica de fibras solúveis e insolúveis, que ajudam a aumentar a saciedade, reduzindo a fome e a ingestão calórica. Depois, também tem baixo índice glicêmico, evitando os picos de açúcar no sangue.
Rica em nutrientes, o inhame é formado por vitaminas do complexo B, vitamina C, potássio e manganês. Contém também, compostos antioxidantes que podem ajudar a reduzir a inflamação e melhorar a saúde em geral.
O inhame é uma raiz rica em nutrientes e pode ser benéfico para a saúde da pele, especialmente por suas propriedades antioxidantes. A vitamina C, betacaroteno e outros compostos fenólicos, são responsáveis por proteger a pele contra radicais livres.
Além disso, o inhame é bom para que a saúde da sua pele ganhe um upgrade, sendo ele uma boa fonte de vitamina A. Essa vitamina ajuda a manter a pele hidratada e macia, além de ajudar a prevenir a acne, que assombra bastante os jovens e adolescentes.
Você já conhece o ácido hialurônico, não é? Então, saiba que o inhame contém o ácido hialurônico, um composto que ajuda a reter a umidade na pele. É um dos melhores componentes para manter a pele saudável.
O inhame pode ajudar a controlar a glicose no sangue devido a sua baixa carga glicêmica e alto teor de fibras solúveis. Essa carga glicêmica é uma medida que indica a rapidez com que um alimento aumenta o açúcar no sangue após o consumo.
Além disso, o inhame contém compostos bioativos, como o ácido dioscorina e a diosgenina, que podem ter propriedades hipoglicêmicas. Isso significa que o inhame é bom para que haja a redução dos níveis de açúcar no sangue.
O inhame também é uma fonte rica de antioxidantes, que podem ajudar a reduzir a inflamação e melhorar a saúde geral. Ele pode atuar, inclusive, na saúde do pâncreas, órgão responsável pela produção da insulina.
O inhame é bom para que você consiga prevenir doenças cardiovasculares, reduzindo o colesterol e a pressão arterial. A partir das fibras solúveis, é possível estabilizar os níveis de colesterol no sangue e a sua produção no fígado.
A planta também pode ajudar a reduzir a pressão arterial devido ao seu alto teor de potássio e baixo teor de sódio. Ele atua relaxando as paredes dos vasos sanguíneos, o que pode ajudar a reduzir a pressão arterial.
Além disso, o tubérculo contém compostos anti-inflamatórios naturais, como os compostos fenólicos, que podem ajudar a reduzir a inflamação crônica associada a doenças cardiovasculares. Assim, cultivando hábitos saudáveis, é possível chegar à prevenção.
O inhame é bom para que seus sintomas da menopausa sejam amenizados, como as ondas de calor e sudorese. Devido ao seu alto teor de fitoestrogênios, ele alivia os sintomas ao imitar os efeitos do estrogênio no corpo.
Além disso, o inhame também é rico em vitaminas do complexo B, que também contribuem para a equilibrar os hormônios e reduzir os sintomas da menopausa. Dessa forma, você pode notar melhoria na ansiedade e irritabilidade.
Outros nutrientes presentes no inhame, como o magnésio e o cálcio, também podem ser benéficos para a saúde óssea. No entanto, o inhame é apenas uma ajuda para o tratamento, não uma solução completa.
O inhame é bom para que a anemia não venha te afetar com frequência, devido ao seu teor de ferro, um mineral importante para a produção de glóbulos vermelhos no sangue. A anemia ocorre quando o corpo não produz glóbulos vermelhos suficientes.
O ferro presente no inhame é importante para a produção de hemoglobina, o que pode ajudar a prevenir a anemia ferropriva, causada pela deficiência de ferro. Além disso, o inhame também é rico em vitamina C, que ajuda a melhorar a absorção de ferro.
Inclusive, o inhame é bom para que a produção de glóbulos vermelhos sejam eficientes, com base na vitamina do complexo B presente em sua composição.
Estudos sugerem que alguns componentes encontrados no inhame, como os antioxidantes, podem ajudar a melhorar a função cognitiva e a proteger o cérebro. Assim, atuando contra o estresse oxidativo, evita o desenvolvimento de doenças como o Alzheimer.
Por exemplo, um estudo publicado no Journal of Medicinal Food mostrou que o extrato de inhame-roxo rico em antioxidantes melhorou a memória e a função cognitiva em camundongos idosos.
Então, é importante lembrar que mais pesquisas são necessárias para determinar se e como o inhame é bom para que o Alzheimer seja prevenido, mas nem sempre tratado. Procure um médico para buscar o tratamento adequado.
Algumas pessoas podem ter alergia ou intolerância alimentar ao inhame, portanto, devem evitar o consumo deste tubérculo. Os sintomas de alergia ou intolerância alimentar ao inhame podem incluir inchaço, coceira, urticária, náusea, vômito e diarreia.
Caso você sinta algum desses sintomas após o consumo de inhame, é importante procurar um médico para avaliar se você tem alergia ou intolerância alimentar.
Além disso, pessoas com problemas de saúde como cálculos renais ou gota devem evitar o consumo excessivo de inhame, pois ele contém oxalato, um composto que pode contribuir para a formação de pedras nos rins e acúmulo de ácido úrico no sangue.
Nesses casos, é importante conversar com um médico ou nutricionista para avaliar se o consumo de inhame é adequado para a sua dieta e quais são as quantidades recomendadas.
Seja cozido, assado, frito ou utilizado em receitas mais elaboradas, o inhame é um ingrediente versátil e delicioso que pode ser aproveitado de diversas formas na cozinha. Por isso, não deixe de conferir as receitas especiais abaixo.
Aqui estão três opções de pratos salgados com inhame:
Inhame é bom para que você viva uma boa experiência gastronômica com pratos doces também. Aposte em receitas, como:
Também existem diferentes pratos sofisticados com inhame, para quem adora explorar novos sabores na cozinha:
O inhame é uma raiz tuberosa muito comum em diversas culinárias ao redor do mundo, sendo uma planta tropical. É conhecida como Dioscorea e existem mais de 600 espécies diferentes no mundo, como inhame-roxo, o inhame-branco e o inhame doce.
Além disso, é um alimento rico em carboidratos complexos, vitaminas B e C, bem como minerais como potássio, fósforo e cálcio. No Brasil, é até utilizado como um afrodisíaco, servido em pratos que prometem aumentar a libido.
Em algumas culturas africanas, o inhame é considerado um alimento sagrado e é usado em cerimônias religiosas. Em outros cantos do mundo, o tubérculo é um símbolo de fertilidade e é colocado em oferendas a deuses da fertilidade.
Vale lembrar que a raiz do inhame é muitas vezes confundida com a batata-doce, mas são plantas diferentes, com sabor e textura distintos. E devido às suas boas propriedades, é muito utilizado para tratar problemas como anemia, hipertensão, diabete, entre outros.
Saiba que o inhame é bom para que a produção de cosméticos se torne mais rica e natural. Não é à toa que ele está presente em alguns muitos produtos de cuidado com a pele, graças aos seus elementos antioxidantes e hidratantes.
Agora você já descobriu como o inhame é bom para que sua vida seja mais leve e saudável. Aproveite!
No mundo da nutrição esportiva, o whey protein tem se destacado como um dos suplementos…
Os inúmeros benefícios do própolis para a saúde têm despertado interesse crescente na comunidade científica…
Os benefícios da maca peruana, também conhecida como "ginseng dos Andes", tem ganhado destaque como…
Esse website usa cookies.