O açafrão ou cúrcuma, como também é conhecido, é uma especiaria milenar que vem sendo usada tanto na culinária quanto na medicina tradicional.
O açafrão é uma planta originária da Ásia, cultivada em lugares tropicais e subtropicais, que foi incorporada à culinária de diversos lugares do mundo.
É um tempero muito comum na culinária indiana e oriental como um todo, para temperar carnes e legumes. Mas, também é usado para colorir tecidos, você sabia?
Pois bem, o que chama mais atenção nesse superalimento, é o seu poder antiinflamatório e antioxidante, que ajuda na saúde do coração e na prevenção contra diversos tipos de câncer.
“Açafrão é bom para quê?” é uma das principais perguntas que as pessoas fazem ao conhecer esse alimento.
Mas, não se preocupe, se essa também for a sua dúvida, nós separamos alguns benefícios dessa planta mágica que vale a pena colocar na alimentação.
O poder anti-inflamatório do açafrão se dá pela presença de um composto conhecido como cúrcumina. Essa substância ajuda a reduzir a inflamação do corpo inteiro.
Isso pode ser particularmente bom para as pessoas com doenças inflamatórias crônicas como artrite e doença inflamatória intestinal.
Sim, parece milagre, mas não é. Por possuir propriedades anti inflamatórias, o açafrão pode ajudar a reduzir dores e o desconforto associados às doenças inflamatórias crônicas.
Então, é um excelente remédio natural – é claro, que não substitui a medicação passada por um profissional –, mas pode ajudar a melhorar as dores.
Se você está nessa empreitada de emagrecer, não tem porque deixar o açafrão de fora da lista de “amigos do emagrecimento”.
Segundo estudos, o açafrão é um ótimo aliado para o emagrecimento, pois ajuda a reduzir o apetite e, consequentemente, a ingestão de calorias.
Além disso, os estudos ainda revelam que o açafrão é um excelente redutor de medidas. Por ajudar a diminuir o IMC – índice de massa corpórea – o açafrão contribui para reduzir medidas da cintura.
Continuando a nossa lista de “açafrão é bom para quê?” trouxemos mais um benefício desse alimento milenar: o combate a depressão.
Uma das doenças psicológicas mais comuns nos dias atuais, o açafrão pode ser um excelente aliado no bem-estar de quem tem essa doença.
Por conter crocina e safranal, substâncias que estão presentes em alguns medicamentos antidepressivos, o açafrão ajuda a reduzir a captação da dopamina e noradrenalina, dois importantes hormônios que atuam no humor.
Mais um dos poderes do açafrão é ajudar no controle da glicemia no sangue. Um excelente aliado para quem tem diabetes.
Os antioxidantes ajudam a proteger as células do pâncreas, melhorando a produção de insulina.
Açafrão é bom para quê? Para manter a sua saúde cognitiva em dia. Por isso, não deixe de consumir este alimento poderoso.
Por conter altas doses de curcumina, uma substância que vem sendo muito estudada, o açafrão ajuda na memória, na saúde cognitiva e na prevenção de doenças neurodegenerativas.
Por conter substâncias anti inflamatórias, o açafrão ajuda a reduzir os riscos de doenças cardíacas, pois reduz a inflamação e ainda ajuda a reduzir a gordura que fica depositada na parede dos vasos sanguíneos.
Estudos relacionados a mutações celulares e ao câncer, mostram que a curcumina é um poderoso aliado no combate e na prevenção da doença.
Por conter uma grande quantidade de antioxidantes, o açafrão ajuda no controle dos danos causados pelos radicais livres.
Os principais tipos de cânceres que o açafrão ajuda a combater é o de mama, o de pulmão, o de cólon e o de pele.
Quem sofre com a TPM sabe que é um período bem chato, mas que é inevitável. Porém, o açafrão pode ajudar a atenuar os sintomas.
Por causa da sua ação anti-inflamatória, anti depressiva e antioxidante, o açafrão pode ajudar no equilíbrio da irritabilidade, ansiedade e dor de cabeça.
A curcumina é uma substância encontrada no açafrão ou cúrcuma, como quiser chamar, que deriva da raiz da planta Curcuma Longa.
É uma planta utilizada como tempero na culinária indiana, que possui um tom amarelado e deixa a comida bem saborosa.
A curcumina é um composto naturalmente anti-inflamatório e antioxidante, que ajuda a diminuir os danos causados pelos radicais livres.
É um excelente composto para ter na alimentação, já que deixa a comida com um sabor muito bom, uma coloração bem interessante e ótimas propriedades.
Os principais benefícios da curcumina são:
O açafrão pode ser encontrado em forma de tempero, que pode ser usado para temperar carnes, molhos, arroz e diversos alimentos.
Você pode consumir o açafrão tanto em alimentos quentes como em sucos e chás, já que é uma forma mais simples e com mais biodisponibilidade de nutrientes.
Por isso, neste artigo, não só respondemos o questionamento do açafrão é bom para quê, como também receitas para você incluir esse super alimento na sua dieta diária.
Você vai precisar de :
O modo de preparo é bem simples. Primeiro, ferva a água em uma panela, adicione o açafrão e o gengibre, deixe ferver por cinco minutos, coe o chá e adicione o mel se quiser adoçar.
Os ingredientes são:
Modo de preparo: aqueça o leite – não precisa ferver– adicione o açafrão e a pimenta, cozinhe em fogo baixo por 5 minutos, mexendo sempre e sirva logo em seguida.
Para preparar é preciso apenas bater todos os ingredientes no liquidificador, adicione mel a gosto e sirva.
Ingredientes:
Modo de preparo: misture o suco do limão, a água e o açafrão em uma jarra grande, adicione o açúcar ou o adoçante da sua preferência e misture até dissolver por completo. Adicione gelo e sirva.
Uma ótima forma de consumir o açafrão é colocando o tempero em pratos quentes, assim, você vai conseguir comer o açafrão como parte de um ótimo tempero.
Ingredientes:
Em uma panela grande aqueça o azeite e adicione a cebola e o alho, adicione o arroz, refogue. Depois adicione o vinho branco e o caldo de legumes até que o arroz absorva os líquidos. Adicione o açafrão e os restantes dos ingredientes, mexa e sirva.
Ingredientes
Misture os temperos ao peito de frango, aqueça o azeite e cozinhe o frango até que esteja dourado, adicione o suco de limão e cozinhe mais alguns minutos. Depois, sirva com arroz branco.
Ingredientes:
Modo de preparo: em uma panela, adicione o azeite de oliva, a cebola e alho, doure até murchar a cebola, adicione os temperos e os vegetais, e sirva em seguida.
Como vimos ao longo do desenvolvimento do artigo “açafrão é bom para quê?”, vimos que o açafrão além de nutritivo é muito fácil de incluir nos alimentos, além de dar uma sabor muito especial.
Por isso, a melhor maneira de consumir o açafrão é nas carnes ou nos molhos, ou então, em sucos e shakes.
Para obter os benefícios não é preciso muito, uma colher de chá, mais ou menos 5 gramas, você já consegue todos os nutrientes da planta.
O açafrão é considerado seguro quando usado em quantidades moderadas, mas pode ser prejudicial e apresentar alguns efeitos colaterais se usado em excesso.
E alguns riscos devem ser considerados antes do consumo dessa substância.
Algumas pessoas relatam que o açafrão pode causar um certo desconforto gastrointestinal, se usado em excesso, ou se tiver algum tipo de intolerância ou alergia.
Alguns sintomas podem incluir náuseas, vômitos, diarreia e gases. Geralmente, isso acontece com quem toma açafrão em suplementos, como em cápsulas.
Em algumas pessoas o açafrão pode causar reações alérgicas como urticárias, coceiras e vermelhidão. Em alguns casos pode ocorrer anafilaxia, uma reação alérgica que pode ser fatal.
Em algumas pessoas o açafrão pode diminuir a pressão arterial, o que pode ser bem perigoso para quem tem pressão baixa. Logo, se você tem histórico de pressão baixa, evite consumir o açafrão, ou só consuma com a orientação de um profissional.
O açafrão pode interferir no uso de alguns medicamentos, como anticoagulantes e medicamentos para o diabetes. Isso pode dar risco de sangramento ou de diminuir muito os níveis de açúcar no sangue.
Não há estudos suficientes, que mostram os efeitos colaterais em gestantes e lactantes, nem nos bebês. Por isso, é recomendável que grávidas e lactantes não utilizem o açafrão.
Em doses muito altas, o açafrão pode levar a sintomas como visão turva e vertigem, vômito e diarreia. Assim, é preferível que você não ingira altas quantidades de açafrão.
O açafrão é cultivado há mais de 3500 anos. É um alimento milenar que já fez parte de diversos tempos e culinárias de diferentes povos.
Uma curiosidade bem interessante é que o açafrão sempre foi considerado uma das especiarias mais caras do mundo. Isso ocorre porque a planta, no qual é retirado o açafrão, é bem rara.
Sendo assim, ao longo dos milênios, esse tempero passou a ser comercializado com mais afinco e usado em diversas receitas.
O açafrão é um ótimo alimento, que tem diversos benefícios. Mas, você sabia que existem três tipos principais de açafrão.
O açafrão espanhol, também conhecido como açafrão manchego, é considerado um dos melhores açafrão do mundo. É fabricado em uma região específica da Espanha chamada La Mancha e tem uma cor vermelha escura brilhante.
Açafrão persa: também chamado de açafrão iraniano, é uma açafrão de alta qualidade, é cultivado no Irã e tem a cor vermelha e amarela.
O terceiro tipo é o açafrão cachemira, cultivado no norte da Índia e é considerado um dos açafrões mais raros do mundo.
O açafrão é um dos melhores alimentos do mundo, possui diversos benefícios e atua bem na saúde do corpo.
É prático e rápido no preparo, pode ser usado de diversas formas como em sucos e shakes e no preparo de refeições quentes.
A principal substância presente no açafrão é a curcumina, um poderoso composto rico em antioxidantes. Agora, você já tem a resposta da pergunta: açafrão é bom para quê?
No mundo da nutrição esportiva, o whey protein tem se destacado como um dos suplementos…
Os inúmeros benefícios do própolis para a saúde têm despertado interesse crescente na comunidade científica…
Os benefícios da maca peruana, também conhecida como "ginseng dos Andes", tem ganhado destaque como…
Esse website usa cookies.